O Bloco

O Mulheres de Chico é o primeiro bloco temático do Rio de Janeiro. Tocando somente músicas de Chico Buarque de Holanda em arranjos originais, o primeiro bloco feminino do Brasil tem a formação de uma bateria tradicional. Além de samba, as meninas do Mulheres de Chico também tocam outros ritmos como o ijexá, o baião, o côco, o xote, o funk, o frevo e as marchinhas. Seu desfile já faz parte da programação oficial do carnaval carioca. O desfile ao estilo “concentra mas não sai”  reúne cerca de 80.000 pessoas nas areias da Praia do Leme.

Para comemorar o aniversário de 10 anos do bloco, o Mulheres de Chico acaba de lançar o álbum “MDC – 10 Anos”. Gravado ao vivo no Teatro Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro, o álbum traz 10 sucessos do bloco, como “Construção/Deus lhe Pague”, “Quem te viu, quem te vê”, a poética “João e Maria” (uma parceria de Chico com Sivuca) e o apoteótico samba-enredo buarqueano “Vai Passar”.

Sobre o álbum, o compositor e padrinho do bloco, Pedro Luís diz:

“As Mulheres, nesse caso as de Chico, vem fazendo sua Construção passo a passo, com delicada firmeza, não é de hoje. E por diversas razões já vem de tempos meu olhar sobre essa trajetória e a admiração pela dedicação à obra de um dos maiores de nossa música nacional. Que essa já longa trajetória seja curta em relação a tudo que ainda virá. Boto fé!”